A Ceplac, através do Centro de Extensão (Cenex), vai realizar no próximo dia 1º de junho, em Itamarajú, a 751 quilômetros de Salvador, no Extremo-Sul do Estado, as comemorações do Dia Internacional do Cacau (sempre comemorado no primeiro domingo de junho). A solenidade vai acontecer, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal, contando com a presença do diretor-geral da Ceplac, Gustavo Moura, dentre outras autoridades convidadas a prestigiar o evento.
Desde o ano de 2006 que o Dia Internacional do Cacau é comemorado de maneira itinerante nos municípios da Região Cacaueira baiana, como forma de integrá-los aos esforços da Ceplac na luta contra a vassoura-de-bruxa e na divulgação de novas práticas de manejo. Segundo o chefe do Cenex, Cloildo Guanaes a descentralização da festa também é uma das formas de interação com os territórios de atuação da Ceplac.
O primeiro município contemplado foi Camacan, seguido de Gandú, no ano passado, onde se realizou a solenidade que constou de pronunciamento de autoridades, homenagens e entrega de diplomas de destaque e reconhecimento institucional ao produtor familiar, associação de agricultores, agroecologia, comercialização direta e Cacauicultor do Ano. “Tem sido gratificante, principalmente pela expressiva participação, o que se espera dos produtores de cacau de Itamarajú e região”, afirma Guanaes.
Neste ano, a festa conta com o apoio da Prefeitura de Itamarajú, Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Sindicato Rural de Itamarajú e dos produtores de cacau, através de seus sindicatos e associações representativas.
Dia 26 de Março: Comemoração brasileira do Dia do Cacau.
Fonte:
http://www.ceplac.gov.br/Noticias/200805/not00851.htm
Veja também o PAC do Cacau:
http://www.ceplac.gov.br/Noticias/200805/not00847.htm