segunda-feira, 10 de março de 2008

Cronologia do Cacau e do Chocolate...VIVA LAS AMÉRICAS!

cerca de 1000 a.c.: O nome mais antigo da árvore “kakawa” é utilizado pelos Olmec, povo do litoral do Golfo do México que construiu a primeira das grandes civilizações mesoamericanas. Provavelmente cultivavam a árvore.

400 a.c.-100 d.c.: Os Maya do norte da Guatemala adotam o nome “cacao” dos Olmec. Presumivelmente também foi cultivado pelos Maya.

450-500: Surgem vasos de cerâmica para chocolate entre os objetos nos túmulos da nobreza Maya – forte evidência que o consumo do chocolate é um importante símbolo de status. (Os Maya bebiam seu chocolate como um líquido espumoso, quase sempre temperado com pimenta e outros condimentos).

cerca de 900: Quando caiu a civilização Maya e surgiu a nação Toltec, as amêndoas do cacau já figuravam entre as principais commodities Mesoamericanas. O controle das principais regiões produtoras de cacau se torna o objetivo principal das guerras intermitentes que mancham os vários séculos seguintes.

cerca de 1500: O império Asteca, fundado no final do Século XIV onde é hoje a Cidade do México, anexa a mais rica região de cacau da Mesoamérica: Xoconochco (ao longo do litoral do Pacífico de Chiapas, México e da Guatemala)

1521: Tenochtitlan, a capital Asteca, é tomada por Hernan Cortes. Os conquistadores descobrem que a baga do cacau é utilizada por toda a Mesoamérica como moeda – uma prática provavelmente centenária.

1544: Uma delegação dos Kekchi Maya, da Guatemala, visita a corte espanhola do Príncipe Felipe (mais tarde Felipe II). Entre os presentes estão recipientes com o chocolate líquido – a primeira aparição do cacau registrada no Velho Mundo.

1560: Primeira introdução conhecida do cacau na Ásia: foi levado de Caracas, Venezuela, para Sulawesi, Indonésia.

1585: Primeiro embarque oficial de cacau em bagas chega a Sevilha.

1590: Esta deve ter sido a data em que os espanhóis introduziram o cacau na África, ao trazer uma árvore a Fernando Pó (hoje Bioko), uma ilha no litoral dos Camarões. Segundo outros relatos, a primeira introdução do cacau na África só veio a ocorrer em 1822, quando a árvore havia se firmado na Ilha de Príncipe, ao sul de Bioko.

1600-1650: O chocolate se torna a bebida favorita na corte espanhola.

cerca de 1600: Segundo consta, foi nesta ocasião que os espanhóis trouxeram o cacau para as Filipinas, colônia espanhola desde 1543. (Outros relatos sugerem que o cacau só chegou em 1663.)

1657: A primeira casa de chocolate é inaugurada em Londres.

1659: Na França, David Chalious recebe a concessão real para produzir chocolate, quecomeça a adquirir uma mística, sendo atribuída a ele propriedades medicinais.

1668: Florença, na Itália, tem pelo menos uma casa de chocolate; a bebida se popularizou entre os florentinos mais abastados.

cerca de 1680: Os franceses dão início a grande produção de cacau na ilha de Martinica, no Caribe.

1700-1720: Em Londres, as casas de chocolate suplantam os cafés e tavernas como centros de lazer, negócios e debates políticos.

1727: Uma praga severa devasta as plantações da variedade de cacau crioulo, nativo do sul da América Central, em Trinidad. Em torno de 1750, foi realizado o replantio com o forasteiro, no norte da América do Sul. A hibridização do forasteiro importado com os crioulos sobreviventes da praga, gerou a única outra grande variedade de cacau: o trinitário.

1746: As tentativas da França para quebrar o domínio espanhol à produção traz o cacau para o estado da Bahia, no Brasil (bem mais ao sul da área nativa brasileira). O transplante, embora demorado, foi um tremendo sucesso. No final do Século XIX, a Bahia já é um grande produtor mundial.

1765: Começa a produção de chocolate na América do Norte, com a implantação de uma unidade de moagem em Massachusetts.

1778: Os holandeses levam o cacau das Filipinas para Jacarta, Sumatra, que logo geram uma grande produção nas Índias Orientais Holandesas (hojeIndonésia e Malásia).

1778: O grande marco da industrialização quando o cacau denominado de Dádiva dos deuses, privilégio dos sacerdotes e da nobreza, chega ao homem comum.

1828: O químico holandês, Conrad van Hooten, patenteia uma técnica para a prensagem da maior parte da gordura da amêndoa torrada e moída, melhorando a digestibilidade do pó. A adição de sais alcalina facilita a mixagem com a água. Este “cacau holandês” permite a produçãoem massa de chocolate barato.

1847: A fábrica inglesa J.S. Fry & Sons usa o pó de cacau para criar a primeira barra de chocolate bem-sucedida.

1850-1860: No arquipélago da Indonésia surge a broca, uma traça cuja larva infesta o fruto. Plantações são arruinadas e a produção penetra ainda mais para dentro de florestas intactas. A broca continua sendo a praga mais danosa para o cacau.

1853: A empresa familiar Cadbury, inicialmente casa de chá e café em Birmingham, se torna fornecedora de chocolate à Rainha Vitória. A Cadbury-Schweppes já é uma das maiores chocolateiras mundiais.

1857: O suíço Jean Neuhaus muda-se para Bruxelas capital da Belgica e abre uma linda loja de chocolates.

1879: Ocorre a primeira introdução efetiva do cacau no continente africano, quando a árvore chega de Fernando Pó (hoje Bioko) à Costa do Ouro (hoje Gana).

1879: Na Suíça, o químico Henri Nestlé e o fabricante de chocolate Daniel Peter, encontram uma forma de misturar o chocolate ao leite – um objetivo que havia frustrado aficionados do chocolate durante séculos. Para superar a incompatibilidade entre as duas substâncias, utilizaram uma forma de chocolate com baixo teor de gordura (pó de cacau) e uma forma de leite com baixo teor de água (leite condensado – uma invenção anterior da Nestlé). A mistura é então enriquecida com a adição de manteiga de cacau e sólidos de cacau. O chocolate ao leite é sucesso imediato de vendas.

1879: O frabricante suíço Rudolphe Lindt inventa a “conch,” uma máquina moedora à pedra. Por produzir um chocolate mais fino e suave, este sistema é logo adotado como processo industrial padrão.

1894: Milton Hershey, já proprietário de um negócio de doces, funda a Hershey Cholocate Company, na Pensilvânica. Como a Cadbury-Schweppes e Nestlé, Hershey é hoje um dos maiores fabricantes do mundo.

1905: O cacau chega à Costa do Marfim, hoje o maior produtor mundial de cacau.

1911: A produção de cacau em Gana se aproxima de 40.000 toneladas – na ocasião, uma safra mundial recorde. O cacaueiro, uma árvore do Novo Mundo, se transforma na principal lavoura do Velho Mundo. Atualmente, cerca de dois terços da produção mundial do cacau originam-se na África.

1912: Jean II, neto de Jean Neuhaus, cria os primeiros chocolates recheados, nomeando-os "PRALINES".

1917: Surgem as primeiras notícias de um fungo virulento (podridão parda) no Equador. Restrito ao norte da América do Sul e sul da Central, pode causar o colapso total da produção

1920: Em Minnesota, Frank Mars funda a Mars-O-Bar Company, precursora da Mars, Inc., outra entre as maiores fabricantes mundiais de chocolate.

1928: O casal de imigrantes, judeos lituanos, Anna e David Kopenhagen fundam a Chocolates Kopenhagen, conquistando gerações e sendo até hoje uma referência nas Américas.

1936: Surge em Gana o vírus “Swollen Shoot,” disseminando-se por toda a região produtora durante as duas décadas seguintes. É a praga mais grave do cacau africano.

1987: Food-Tek, empresa química alimentícia de Nova Jersey, patenteia uma estrutura molecular alterada da manteiga de cacau. Sua invenção é o primeiro chocolate (razoavelmente) comestível, resistente ao calor. Invenção semelhante no ano seguinte pelo Batelle Memorial Research Institute, da Suíça, atrai grandes investimentos do setor. A resistência ao calor é amplamente considerada como a chave para incrementar o consumo nos trópicos e regiões temperadas.

1989: A vassoura de bruxa, praga fúngica nativa da Amazônia, é identificada na Bahia, o maior estado produtor do Brasil. Durante a década seguinte, a produção brasileira cai a um quarto do seu nível. A vassoura está, no momento, restrita ao norte da América do Sul e Panamá.

2000: Em outubro, um documentário da TV britânica inflama um debate sobre escravidão infantil nas plantações da Costa do Marfim. Conforme o programa, “40% do chocolate que consumimos pode estar contaminado pela escravidão.” Autoridades daquele país rejeitam a acusação; a indústria promete investigar. (A escravidão foi importante para o desenvolvimento das plantações tanto no Velho quanto no Novo Mundo)

2001: O Senador Harkin e o deputado Engel (ambos estadunidenses) pedem investigação sobre o trabalho infantil nas plantações de cacaueiros mundialmente.
Veja as assinaturas das empresas no protocolo que acabará com o trabalho infantil nesta cultura. Harkin-Engel Protocol ou http://www.cocoainitiative.org/images/stories/pdf/harkin%20engel%20protocol.pdf .

2002:

Nenhum comentário: